Castelândia faz grande festa do aniversário de 33 anos

0
292
O prefeito de Castelândia, Marcos Antônio Carlos, “Marcos da Farmácia”, e sua equipe administrativa, com o apoio da Câmara Municipal, prepararam uma grande festa do Aniversário de 33 anos de emancipação política do Município.
Dentre a programação do Aniversário da Cidade, estão os grandes shows artísticos, que acontecem na cidade, com Cleber e Cauan, DJ Vinícius Cavalcante, Matão e Monteiro e Fernando e Alessandro.
E para este evento, a Prefeitura preparou uma grande estrutura de som, palco, iluminação e cobertura com tenda túnel, para abrigar quem for aos shows. Assim, todos terão oportunidade de assistirem o evento de Aniversário da Cidade, sem correr o risco de molhar com chuva, garantem os organizadores da festa.
Desta forma, tudo está sendo preparado com muito carinho e cuidado, para o público esperado, com muitos visitantes das cidades vizinhas como: Porteirão, Maurilândia, Tuverlândia, Inaciolândia, Bom Jesus, Gouvelândia, Quirinópolis, Santa Helena, Rio Verde, Montevidiu, Santo Antônio da Barra, Goiatuba, Vicentinópolis, Aparecida do Rio Doce, Caçu, dentre outras cidades que vêm para esta grande festa.
O MUNICÍPIO DE CASTELÂNDIA
Castelândia se destaca no Estado de Goiás, pela agricultura forte e promissora, com terras férteis e agricultáveis; um grande rebanho e um potencial hídrico invejoso.
A cidade está às margens do Rio dos Bois, um dos principais rios de Goiás. O Município é cortado por ribeirões, córregos e possui nascentes e bons mananciais de água.
Com isso, o prefeito Marcos Antônio tem aproveitado o potencial econômico e tornou a cidade bonita, acolhedora e bem administrada. Destaque na educação, saúde, assistência social, urbanização, segurança e lazer. Hoje, Castelândia é uma cidade boa para se viver e ainda há boas oportunidades industriais e de negócios, pois a cidade está às margens da rodovia BR 452, que liga Goiás aos grandes centros do país, além de desfrutar de boa topografia geográfica.
DADOS HISTÓRICOS
Em de 5 de janeiro de 1963 foi criado o distrito denominado de Castelândia, através da Lei municipal nº 361, que ficou subordinado ao município de Rio Verde.
Em 14 de maio de 1976, o distrito de Castelândia deixa de pertencer ao município Rio Verde para ser anexado ao município de Maurilândia, conforme a Lei estadual nº 8.111.
Pelo acórdão do Superior Tribunal Federal (STF), proferido nos autos da Representação nº 10.422, de 21 de agosto de 1980, foi declarada inconstitucional a criação do distrito de Castelândia, sendo anexado o seu território novamente ao município de Rio Verde.
E pela Lei estadual nº 11.400, de 16 de janeiro de 1991, Castelândia foi elevada à categoria de município com a mesma denominação, desmembrando-se de Rio Verde e a instalação administrativa do município de Castelândia, se deu efetivamente em 1º de Janeiro 1993.
Sua história remota é da década de 1940, com o surgimento de assentamentos habitacionais rurais, há algumas famílias pioneiras, tais como: Izidoro Ferreira Martins e sua esposa Luzia Ferreira Martins; Abílio José de Freitas e sua esposa Idelcina Pereira Martins; Andirá e outros.
Assim, localizada às margens da rodovia Sul Goiana (GO-319), originou o povoado/distrito de Castelândia no município de Rio Verde, cuja toponímia “Castelândia” é a junção de Castelo (Ribeirão) com “Andirá” (Uberlândia), destino da maioria dos viajantes da época.
Castelândia se distancia a 83 km do município-mãe (Rio Verde), o que dificultou a assistência material ao então distrito de Castelândia. Assim, quando se emancipou, sofreu com as consequências de implantar toda a infraestrutura com recursos financeiros próprios que praticamente não existiam, para o funcionamento de todos os setores, tais como: Educação, Saúde, Assistência Social, e instalação da Prefeitura e Câmara Municipal.
Atualmente, a cidade é administrada por Marcos Antônio Carlos, “Marcos da Farmácia” (MDB), e seu vice-prefeito Cícero Tavares de Oliveira (57) “Cícero Pinguinha” (Solidariedades). A bancada de vereadores é composta por 9 representantes ao todo, e tem como presidente: Roberto Carlos de Souza, “Roberto Preto”, (PSD).
Por: Wilson Barbosa (RP 003311/GO) – Jornal Cidades
Revisão: Regina Barbosa
+9
Ver insights e anúncios
Turbinar publicação
Curtir

 

Comentar
Compartilhar