A Goiana que Mudou de Nome: Uma Nova Vida Começa em 2025
Aos 30 anos, depois de uma década de casamento e com três filhos: -Anna Victória (9), Vinícius Víctor (7) e Anna Gabriela (4), a goiana, nascida em Itumbiara, Sul do Estado, que antes se chamava Cláudia tomou uma decisão que transformaria sua vida. Em 2025, ela se tornou Hannah. A escolha, longe de ser um capricho, foi um mergulho profundo no significado e na busca por uma identidade que a representasse de verdade.
O Peso de um Nome e a Busca por Paz.
Para a mulher de Itumbiara, com esse nome Cláudia, ela carregava um peso indesejado. Pois, o nome é uma origem latina (“Claudius”), Cláudia significa coxa, manca ou aleijada. “Eu fiz um comparativo com tudo o que eu vivi e percebi que esse significado tão não condiz comigo. Pois nunca me vi mancando. Isso me fazia mal,”, revela Hannah.
Embora Cláudia também possa ser associado a características como “forte” e “vigorosa”, e tenha ligações com uma linhagem nobre, como a do imperador romano Cláudio I, esses aspectos positivos não aliviavam o desconforto que ela sentiu durante sua análise. E para piorar, a história do imperador Cláudio I, é conhecida por conflitos matrimoniais e mortes em sua família, adicionava um tom sombrio à etimologia do nome.
Entretanto, “além do significado, o prenome completo, Cláudia Regina, trazia outra carga emocional. Cláudia Regina era o nome de uma tia materna que faleceu logo após o nascimento”, rechaça Hannah. Por isso, ela sempre preferiu ser chamada apenas pelo primeiro nome, Cláudia.
Em 2015, ao se casar, ela tentou retirar o “Regina” (que significa rainha) do seu prenome, mas a lei da época não permitiu.
Todavia, a ideia de mudar radicalmente de nome nunca havia passado pela sua cabeça; até que, no início de 2025, numa campanha de oração com o esposo, para “destravar” todas as áreas de suas vidas abriu caminho para uma revelação. E durante esse período, assistindo a um vídeo, sobre a importância dos significados dos nomes, foi ali, naquele momento, que Hannah teve um “clique”. Pois, o vídeo falava sobre o significado dos nomes, eu logo disse: ‘O meu nome significa manca, aleijada!'”, disse ela, emocionada! “Naquele instante, eu e meu esposo sentimos uma paz imensa e decidimos que Cláudia mudaria de nome, mesmo imaginando que seria uma grande burocracia”, acrescenta ela.
Hannah: Uma Nova Identidade, um Novo Propósito
A escolha de Hannah foi carregada de simbolismo. Hannah é a escrita original hebraica de Ana, que significa “agraciada” ou “cheia de graça”. Essa nova identidade se alinha perfeitamente por buscar um Novo Propósito e autoconhecimento. E aprofunda na conexão bíblica, que Hannah encontrou em seu novo nome. Além disso, Deus mudou o nome de algumas pessoas para estabelecer uma nova identidade e revelar sua missão. Viu a grandeza disso?”, expressa Hannah, revelando a alegria de ter um nome com tamanha inspiração.
A Nova Lei: Burocracia Descomplicada
A surpresa veio ao pesquisarem sobre o processo de mudança de nome. Uma simples consulta à inteligência artificial revelou que a Lei 14.386, em vigor desde 2022, permite que qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos, altere seu prenome uma única vez, em qualquer cartório, sem a necessidade de ação judicial ou justificativa.
Para a felicidade de Hannah, o processo foi surpreendentemente rápido. Com o sistema unificado dos cartórios, em apenas um mês, Hannah Oliveira Soares Guimarães Mendonça conseguiu mudar sua identidade e a de seus três filhos, que agora têm a mãe, com um novo nome. “É como se eu fosse outra pessoa”, afirma Hannah, exibindo orgulhosamente os novos documentos de identificação, no “Vapt Vupt”.
Os filhos, Anna Victória, Vinícius Víctor e Anna Gabriela, acompanharam a jornada da mãe. “Eles entenderam a importância para mim, e foram os primeiros a me chamar de Hannah”, conta ela. Para o esposo, a mudança foi um passo de fé: “Consigo ver que realmente faltava isso para que ela estivesse plenamente completa,” diz ele.
A goiana que um dia carregou um nome que a incomodava, hoje exibe um sorriso de alívio, refletindo sua leveza, graciosidade e expressão de felicidade no rosto da Hannah. Isso prova, que uma simples mudança do nome, pode ser o primeiro passo de uma nova vida virtuosa.
Por: Wilson Barbosa (RP 003311/GO)
Revisão: Regina Barbosa
Fotos: Hannah Mendonça.