Major acusado de agredir estudante durante protesto é flagrado em carro furtado, na BR-414

Militar dirigia um Jeep Renegade que também tinha placa clonada. A defesa do policial alega que ele desconhecia as irregularidades do veículo.

0
1023

O major da Polícia Militar Augusto Sampaio de Oliveira Neto, que é acusado de quebrar um cassetete na cabeça do universitário Mateus Ferreira da Silva durante um protesto em Goiânia, foi flagrado na direção de um Jeep Renegade com registro de roubo e placa clonada, na BR-414, em Corumbá, região central de Goiás.

A advogada de defesa do major, Rosângela Magalhães, disse que o militar é vítima desta situação e desconhecia os registros de roubo e placa clonada do carro. A Polícia Militar de Goiás informou, por meio de nota, que o major foi conduzido “por estar conduzindo um veículo adulterado, produto de furto. O policial alegou ter comprado de terceiros e não ter conhecimento da procedência ilícita do veículo” (veja a nota na íntegra ao final do texto).

 Augusto Sampaio de Oliveira Neto é flagrado em carro com registro de roubo e placa clonada — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera
Augusto Sampaio de Oliveira Neto é flagrado em carro com registro de roubo e placa clonada — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Policiais militares realizaram a abordagem do carro no sábado (14), junto com uma equipe da Polícia Rodoviária Federal. Em depoimento na Central de Flagrantes de Anápolis, onde o caso foi registrado, o militar alegou que “desconhecia essa ocorrência e que, após uma vistoria mais detalhada no veículo, constatou-se que ele tinha indícios de adulteração na numeração do chassi e foi possível chegar à placa original, tratando-se o mesmo de um veículo furtado/roubado”.

Conforme o registro policial, o major declarou “estar com o carro de boa-fé, que ele foi envolvido em uma negociação de uma caminhonete Dodge/Ram e estava apenas como garantia de pagamento do restante da dívida”. Após o depoimento, ele foi liberado.

Sequência de fotos mostra que cassetete de PM quebrou durante agressão a estudante, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Luiz da LuzSequência de fotos mostra que cassetete de PM quebrou durante agressão a estudante, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Luiz da Luz

Sequência de fotos mostra que cassetete de PM quebrou durante agressão a estudante, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Luiz da Luz

O delegado de Corumbá, Rodrigo Luiz Jayme, disse que o carro está apreendido para exames de perícia, que ajudarão posteriormente na conclusão do inquérito policial.

“Nós vamos instaurar o inquérito policial na delegacia de Abadiânia e vamos encaminhar o veículo para a perícia de identificação de chassis. Consta na ocorrência que é um veículo clonado e adulterado. Tão logo recebermos os trabalhos da perícia, vamos colher os depoimentos necessários, elucidar o caso e encaminhar ao Judiciário”, explicou o delegado.

Nota da Polícia Militar

A Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de Goiás esclarece que o policial militar abordado, em uma rodovia do Estado, foi conduzido por Policiais Militares a Delegacia de Polícia por estar conduzindo um veículo adulterado, produto de furto. O policial em tela alegou ter comprado de terceiros e não ter conhecimento da procedência ilícita do veículo.

Diante dos fatos, a Polícia Judiciária colheu o termo do conduzido, instaurou inquérito policial e liberou o condutor, sendo realizado compromisso de apresentar a pessoa da qual teria comprado o veículo em questão.

A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta e reitera seu compromisso com os princípios legais.

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/