Cristianópolis perde outro filho nobre: Íris Rezende morre aos 87 anos

0
615
A cidade de Cristianópolis, a 92 Km da capital Goiânia, depois de perder uma das suas filhas nobres, a cantora e compositora sertaneja Marília Mendonça, perde outro filho. Desta vez é o ex-governador de Goiás Íris Rezende, um dos governadores mais populares, que governou o Estado por mais tempo.
Íris foi era um líder político nato e tornou-se um mito na política de Goiás. Foi vereador, prefeito de Goiânia, deputado, governador, ministro da agricultura e até da justiça.
Nos tempos de mandato do MDB, bastava íris abençoar um candidato, e esse candidato se elegia. Fez Mauro Miranda deputado federal e senador, Maguito Vilela governador, Naphitali Alves vice-governador, dentre outros políticos do MDB que tiveram mandatos pelas bênçãos do mito Íris Rezende. Íris era um mito de verdade. Ele contagiava o povo por onde passava, com seu carisma e simpatia. E deixou muitas obras no Estado de Goiás, apesar de sua fama de perseguidor aos adversários.
Causas de sua morte
Íris Rezende passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), por causa de um AVC (acidente vascular cerebral) que sofreu em Goiânia. Foram três meses lutando contra a doença, mais as consequências as sequelas dada doença o deixou frágil, contraiu outra doença, pneumonia e não resistiu.
Por meio de nota, data pela assessoria do político, informou que, no último sábado (6), ele foi submetido a intubação para tratar dessa pneumonia que teve durante o tratamento contra o AVC. Desde então, seu quadro piorou, e veio a óbito nesta madrugada do dia de hoje, (09/11/).
Mais de três meses internado
Íris Resende foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. A equipe médica que o acompanhava avaliou que a operação foi bem-sucedida. Mas, depois disso, ele teve vários altos e baixos. E nesses viés, veio a falecer.
Relembrando:
• 6 de agosto: cirurgia para conter um AVC, quando foi intubado pela primeira vez.
• 10 de agosto: passou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas.
• 16 de agosto: saiu da UTI e se recuperava em quarto.
• 19 de agosto: avaliação indicava que ele tinha “boa evolução neurológica” até então.
• 21 de agosto: o político teve uma convulsão e arritmia cardíaca e precisou voltar para UTI e ser intubado.
• 31 de agosto: o boletim médico informou que ele havia voltado para UTI. A justificativa foi de que a unidade especial tinha médicos durante 24 horas e aparelhos que ajudariam a monitorar a pressão arterial do político. No mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo, onde ficou internado até seu último dia de vida.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Iris começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Em 2004, Iris se candidatou à Prefeitura de Goiânia, quando venceu o então prefeito Pedro Wilson (PT).
Fonte: GI GO
Edição e pré-redação: Wilson Barbosa – Jornal Cidades
+8
0
Pessoas alcançadas
0
Engajamentos
Turbinar publicação
Curtir

 

Comentar
Compartilhar