Municípios do Sul de Goiás dão toque de recolher

0
1322
As lideranças políticas das cidades do Sul de Goiás: Goiatuba, Morrinhos, Panamá, Itumbiara, Bom Jesus de Goiás, Itumbiara, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Inaciolândia e Água Limpa reuniram e decidiram adotarem medidas em comum, de restrição, para conter o avanço do coronavirus. Dentre as medidas tomadas, está o toque de recolher, proibindo a circulação de pessoas nas cidades, após às 21h até às 05h da manhã, além da proibição da venda e consumo de bebida alcoólica das 20h às 6 horas, de segunda a sábado. E aos domingos, a proibição vale para o dia todo. Mas, há exceção para trabalhadores em serviços essenciais, em busca de atendimento médico ou em situação emergencial, que deverá ser justificada.
A reunião dos prefeitos e secretários de Saúde foi feita através de videoconferência e eles decidiram não optar pelo fechamento total, o chamado “lockdown”, neste primeiro momento. Porém, ressaltaram que se a situação não melhorar nos próximos dias, eles tomarão outras medidas mais enérgicas, inclusive o fechamento total das cidades. A próxima reunião está marcada para o dia 08 de março, na próxima segunda-feira, ás 17 horas.
Contudo, dentre as medidas tomadas, concedem ao comércio varejista a permissão para funcionar de segunda a sábado, até 18h. E os supermercados, de segunda a sábado até 20h e aos domingos, até 14h.
Bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta até 20h. E as feiras livres poderão funcionar todos os dias até 20h e aos domingos, até 14h. Porém, a venda de bebidas alcoólicas será proibida, bem como o consumo de alimentos no local.
O serviço de entregas em domicílio (Delivery) poderá funcionar de segunda a domingo, até às 21h. De segunda a sábado, após às 20h, fica vedada a entrega de bebidas. Aos domingos, a proibição abrange o dia inteiro.
As atividades religiosas serão permitidas de segunda a domingo, até 20h, com limite de ocupação de 30%, medidas de distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e demais protocolos sanitários.
No encontro entre as lideranças do Sul de Goiás, ficou estabelecido que os municípios deverão ajustar seus decretos para incorporarem as novas deliberações. E o prefeito que quiser adotar medidas ainda mais restritivas, poderá fazê-las, sem consultar os demais colegas. .
Participaram desta reunião, os prefeitos André Chaves (Buriti Alegre), Cláudio Caixeta (Inaciolândia), Dione Araújo (Itumbiara), Joaquim Guilherme (Morrinhos), José Willian (Panamá), Zezinho Vieira (Goiatuba) e a prefeita interina de Bom Jesus, Sivalda Fernandes.
Os municípios de Água Limpa e Cachoeira Dourada foram representados pelos secretários de Saúde Elves Franq Gandara e Jose Eduardo Pereira, respectivamente. A secretária de Saúde de Buriti Alegre, Dayse Rosa, também acompanhou a reunião.
+9