Professor Jamil prepara grande festa do Peão

0
442
A cidade de professor Jamil, a 70 km da capital Goiânia, no Sul de Goiás, prepara uma grande Festa do Peão de Boiadeiro, para este final de Semana.
A festa começa no dia 16 e termina no dia 19 de maio, com o rodeio profissional de touros, comidas típicas, boate e uma grade de seis shows variados, incluindo: PH e Michel, DJ Jiraya Uai, Banda Young, DJ Gomes, Racine e Rafael e, a grande atração da festa – a dupla Cleber e Cauan, que é sucesso no país inteiro.
Cleber e Cauan farão show, dia 18/05, após rodeio profissional de touro e traz uma grande expectativa de público, vindo das cidades vizinhas, como: Cromínia, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Mairipotaba, Aragoiânia, Guapó, Cezarina, Edeialina, Edéia, Pontalina, Goiatuba, Santa Cruz de Goiás, Cristianópolis, Senador Canedo, Caldazinha, dentre outras cidades, além da população de Professor Jamil, que aguarda ansiosamente, o show.
A festa é o maior evento do Município nos últimos tempos, que vem sendo preparada detalhadamente, para ser o grande evento dos últimos tempos.
A estrutura da festa, já está sendo montada e a população se prepara para a “Festa do Ano”, que além dos shows e outras atrações, a entrada é franca.
História da cidade
A origem de Professor Jamil se deu no ano de 1942, quando um grupo de pessoas se reuniu e construiu um campo de futebol. Registra-se também, na mesma data, o funcionamento da primeira venda local.
O desmatamento para a construção da BR-153, em 1948, trouxe para todos que estavam na região a certeza de facilitar o movimento entre os vários centros urbanos já existentes.
Naquela época, a rodovia vinha com o nome de BR-14. Após seu asfaltamento, passou a se chamar BR-153.
No dia 31 de julho de 1952 foi feito um grande mutirão, para a implantação do patrimônio.
Os fazendeiros da região doaram novilhas para a realização de um farto churrasco, para o grupo de trabalhadores e pessoal que participou do mutirão.
A primeira missa realizada no patrimônio, que até então se chamava Campo Limpo, foi celebrada pelo frei Leônidas, do município de Piracanjuba, por volta do ano de 1952.
Com a perseverança dos pioneiros, o povoamento aumentou, chegando logo à condição de distrito do município de Piracanjuba. Pela Lei nº 11.404, de 16 de janeiro de 1991, ficou criado o município de Professor Jamil. A denominação do município foi uma homenagem que dois de seus mais importantes pioneiros Taufic e Jorge Salim Safady, resolveram prestar a seu irmão Jamil Salim Safady.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Professor Jamil Safady, pela lei estadual nº 8111, de 14-05-1976, subordinado ao município de Piracanjuba. Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o distrito figura no município de Piracanjuba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-08-1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Professor Jamil, pela lei estadual nº 11404, de 16-01-1991, desmembrado de Piracanjuba. Sede no antigo distrito de Professor Jamil Safady, atual Professor Jamil. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Por: Wilson Barbosa (RP 003311/GO)
Revisão: Regina Barbosa
+4
Ver insights e anúncios
Turbinar publicação
Curtir

 

Comentar
Compartilhar