Goiás tem o 2º idoso mais velho do mundo

0
1155

O aposentado Manoel Pereira  tem 116 anos, e pode ser considerado o 2º idoso mais velho do mundo, ficando atrás da japonesa  Kane Tanaka, que tem  com 117 anos.

O idoso goiano mora na cidade Jussara, no Oeste de Goiás e deve completar essa idade em maio de 2020.

Seu Manoel Pereira foi homenageado por amigos que admiram a força dele de chegar a essa idade. Um grande amigo do seu Manoel, o aposentado Geraldo Francisco Januário queria que ele fosse lembrado, porque muitas pessoas na cidade achavam que o centenário já havia morrido, por isso preparou a homenagem para ele.

“Muitos achavam que o Manoel Pereira não existia mais, e quando levei ao conhecimento que ele está vivo e que eu ia tentar fazer essa homenagem pra ele, muita gente perguntou: ‘Seu Manoel ainda é vivo? ’”, contou seu Geraldo, emocionado.

Questionado se o segredo para viver tanto tempo é o feijão, ele responde em tom de brincadeira: “Muito não, mas é bom, né?”.

O aposentado vive no Lar Beneficente Bom Jesus, onde goza de boa saúde. “É uma pessoa saudável, não tem problemas de pressão, não tem diabetes, alimenta normalmente. Os cuidados são os mesmos rotineiros de um idoso”, disse a diretora do local, Maria de Fátima dos Santos.

Ela também contou sobre a admiração que tem pelo centenário. “Eu fico olhando pra ele e fico pensando: quantas histórias… Só encontro pessoas a falar bem dele”, diz a diretora.

Um neto dele, que nem é de sangue, vem visita-lo todos os dias. “Então, é uma pessoa muito querida”, contou o neto.

Esse neto é o lavrador Francisco Dias da Silva. Ele contou que o centenário sempre foi uma pessoa animada e adorava dançar com a esposa, que morreu aos 96, há mais de 20 anos.

“Os dois dançavam a noite inteira no forró. Ela dançava com a garrafa de pinga na cabeça. Eu nunca esperava um ‘trem’ daquele. Ele gostava de camisa branca e calça de linho branquinha. Chega ‘alumiava’”, recordou Francisco Silva.

Fonte: G1 – GO

Edição: Wilson Barbosa