Instituto Princípia desenvolve programa Cine Clube a estudantes de Goiatuba

0
966

O arquiteto e urbanista Marcelo Bione, presidente do Instituto Princípia de Goiatuba vem desenvolvendo programas importantes nas escolas do município. Um dos seus programas é “CINE CLUBE”, que tem como objetivo estimular os estudantes à leitura fílmica crítica, com intuito de prepará-los a assistir filmes de forma coletiva, assim como, saber interpretá-los.

O Programa Cine Clube iniciou em junho de 2019, exibindo dois filmes no pátio central da escola da Escola Municipal Vanise Salatiel e da Escola Alfredo Nasser. Um filme, com o título “Inércia”, de produção argentina, trata-se da cultura do uso da bicicleta nas cidades; o outro filme “A Galinha que Burlou o Sistema”, uma produção brasileira, compara a vida das galinhas de granjas às de galinhas caipiras.

As duas edições do Cine Clube Princípia foram feitas com atividades sugeridas pelo Marcelo Bione, aos professores, que acataram a sugestão e passaram essas atividades aos alunos, na semana anterior a projeção dos filmes e dos temas: as bicicletas e as galinhas. Assim, os estudantes discutirem as características e peculiaridades de cada tema, por meio de desenho e discussões em salas de aulas.

As atividades propostas pelo presidente da Princípia, o arquiteto e urbanista Marcelo Bione foram feitas com desenhos dos dois temas e discutiram aspectos como as diferenças das Galinhas caipiras e das galinhas de granjas, e também, o uso das bicicletas como meio de transporte e lazer. Assim, os professores e os estudantes chegaram no dia da exibição dos filmes, com certa familiaridade dos temas, facilitando a discussão, após a exibição de cada filme.

As duas apresentações foram feitas com sucesso e atingiram os seus objetivos, avalia o presidente do Instituto Princípia Marcelo Bione.

Desta forma, o Instituto Princípia buscará parcerias junto às iniciativas públicas e privadas, para adquirir equipamentos necessários para as próximas apresentações nas escolas. Dentre estes equipamentos estão eles: projetor digital, telão 2x2m, equipamento de som e um notebook, observa Marcelo Bione.

Contatos:
Marcelo Bione
Telefone: (64) 98419-8215
e-mail: marcelo.bione.2013@gmail.com