Bom Jesus faz 60 anos, neste dia 07 de novembro

0
229
A cidade de Bom Jesus de Goiás, no Sul do Estado, a 226 km da capital Goiânia, completa 60 (sessenta) anos de emancipação política, neste dia 07 de novembro.
Dentre as comemorações do Aniversário da Cidade, haverá o show com a dupla sertaneja Lucas Reis Thiago, às 21 horas, na Feira Coberta, próxima à Prefeitura Municipal, com entrada franca.
Bom Jesus destaca dentre as principais cidades goianas, pela sua economia forte no agronegócio, sendo um dos municípios de terras mais férteis do Estado, produzindo soja, milho, cana, sorgo, algodão, dentre outras culturas. O município possui também, um forte rebanho de gado de corte e leiteiro, além de outras atividades agropecuárias. E também, tem um grande potencial hídrico, sendo banhado por dois importantes rios do Estado: Rio Meia Ponte e o Rio dos Bois, além de vários córregos, ribeirões e nascentes de água, inclusive, com estância mineral.
A cidade vem crescendo a cada dia e já ultrapassa a casa dos 23 mil habitantes, com 23.958 moradores, segundo fontes do IBGE.
O prefeito Adair Henrique da Silva está cuidando bem da cidade e quem visita Bom Jesus se encanta com uma cidade crescente e pujante, no interior de Goiás.
História
No ano de 1925 Dona Carolina Vieira da Mota doou uma área de terras de campos, ao Senhor Bom Jesus, com a finalidade de ali, se construir um patrimônio com o nome de Bom Jesus. E a escritura de doação foi lavrada no Cartório Distrital de Bananeira (Goiatuba), no ano de 1931.
Ainda, no ano de 1925, os habitantes da região resolveram construir uma igrejinha coberta de palha. A partir de agosto de 1927, tiveram início algumas construções de casas e ranchos ao redor da igrejinha, dando, assim início ao Povoado de Bom Jesus.
Pela Lei Municipal n.º 56, de 23 de dezembro de 1953, foi criado o Distrito de Bom Jesus. Nessa mesma data, foi nomeado e empossado para o cargo de subprefeito municipal, Luiz Gomes de Freitas e para juiz distrital Oscar Luiz de Mendonça.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Bom Jesus (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 56, de 03-12-1953, subordinado ao município de Goiatuba. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Bom Jesus de Goiás figura no município de Goiatuba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus de Goiás, pela Lei Estadual n.º 4.796, de 07-11-1963, desmembrado de Goiatuba. Sede no antigo distrito de Bom Jesus (atual Bom Jesus de Goiás). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
Ver insights e anúncios
Turbinar publicação