Panamá se prepara para as comemorações do aniversário a Cidade.

0
551
Está pronta a estrutura para os shows do Aniversário da Cidade de Panamá, que completa 71 (setenta um) anos de emancipação política, neste dia 14 de novembro. E o prefeito José William contratou três shows, para a festa do Aniversário da Cidade, incluindo a dupla sertaneja DI Paulo e Paulino.
Além dos shows, haverá também o 2º Passeio Ciclista de Panamá e a Missa do Aniversário, na Igreja Divino Pai Eterno.
Conhecida como a “Capital Fé do Sul de Goiás”, Panamá nasceu desta religiosidade e tornou-se uma atração turística, por esse motivo.
Todos os anos, uma multidão de romeiros vem a Panamá no início de julho, para rezar, visitar o Santuário Divino Pai Eterno, pagar promessas, receber graça, ou simplesmente confraternizar com amigos a fé.
Mas desta vez, o motivo esperado por tanta gente, é outro: espera-se uma grande multidão, para festejar O ANIVERSÁRIO DA CIDADE.
A cidade está bonita, crescendo e deslumbrada pelo seu dia. Quem virá, verá uma Panamá bela, elegante e alegre nesta sua data máxima. Pois, no Dia 14 de Novembro é o Aniversário de Panamá!
Parabéns, Panamá! ….
Programação da festa:
11 de novembro:
Som automotivo – Praça Tereza Maria, 20h30;
Show Forró Top 10 – 22
h – Praça Maria Tereza
12 de novembro:
2º Passeio Ciclista de Panamá – Saída 07h30 – Clube Municipal
Som automotivo – Praça Tereza Maria, 21h:
Show DJ Jiraya – Praça Maria Tereza – 22h
13 de novembro
Show Gospel – Ednan Rufino – Praça Maria Tereza – 21h
14 de novembro
Show Di Paulo e Paulino – Praça Maria Tereza – 22h
História de Panamá – GO
A cidade de Panamá foi fundada por Tereza Maria de Jesus, que possuía uma faixa de terras no local. Ali mensalmente se rezava o terço, que era bastante concorrido.
Devido à afluência de romeiros, dona Tereza promoveu a construção de uma capela, uma vez que os terços eram rezados em rancho de palhas.
Mais tarde a capela foi demolida e, em seu lugar, foi construída uma igreja maior. E Antônio Alvinos Marques foi quem deu maior contribuição, à construção da igreja.
Em virtude do rápido crescimento do povoado, que recebeu o nome de Divinópolis, foi elevado à categoria de distrito por Decreto Municipal de 1931.
Posteriormente, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual número 8305, passou a denominar-se Panamá.
Os fatos de a sede municipal ser banhada pelo Ribeirão Panamá, e às suas margem, residia-se uma família oriunda da República do Panamá, deram origem ao topônimo atual.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Divinópolis, pelo decreto nº 410, de 13-11¬1931, subordinado ao município de Santa Rita do Paranaíba.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Santa Rita do Paranaíba.
Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Divinópolis passou a denominar-se Panamá e o município de Santa Rita do Paranaíba a denominar Itumbiara.
Em divisão territorial datada de 01-07-1950, o distrito de Panamá figura no município de Itumbiara.
Elevado à categoria de município com a denominação de Panamá, pela lei estadual nº 709, de 14-11-1952, desmembrado de Itumbiara, sede no antigo distrito de Panamá (ex-¬povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
Divinópolis para Panamá alterado, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943.
Fonte: IBGE
Por: Wilson Barbosa (RP – 003311/GO) – Jornal Cidades – Goiatuba – GO
+4
Ver insights e anúncios
Turbinar publicação
Curtir

 

Comentar
Compartilhar